segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nos últimos anos houve aumento da apreensão de drogas no Ceará




Sempre que perguntado sobre por que o Estado não consegue frear os índices de violência, o governador Cid Gomes (PSB) repete que um dos maiores entraves tem sido o avanço do narcotráfico, sobretudo do crack. A explicação expõe uma contradição: nos últimos anos, houve aumento substancial da apreensão de drogas no Ceará. Além disso, projetos como o “Territórios da Paz”, implantado em 2009, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) são apresentados como exemplo de sucesso pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A situação leva a crer que: ou as estratégias utilizadas pelos projetos falharam ou os investimentos no setor foram insuficientes – hipótese que parece mais provável. O POVO tentou durante cinco dias, mas não conseguiu nenhum tipo de resposta da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre os investimentos no setor e os resultados obtidos. Em entrevista coletiva na última sexta-feira, foi o próprio governador Cid Gomes (PSB) que avaliou a situação e disse que o Estado está preparando um diagnóstico do tráfico de drogas, para que seja feita uma “grande operação” de desmantelamento das redes criminosas.

Tal estratégia já foi utilizada pelo Governo de Pernambuco há alguns anos e, segundo o Secretário de Defesa Social Wilson Damázio, resultou na prisão de mais de duas mil pessoas. “Esse é um trabalho que não é feito do dia para a noite. Usa-se tecnologia de vanguarda e muitas ferramentas de inteligência para se chegar aos principais cabeças das organizações. Aí você vai naquilo que fomenta as mortes, que são os fornecedores. Isso foi decisivo para que a gente conseguisse manter nos últimos seis anos uma curva descendente de homicídios”, explicou.

Embora tenha conseguido reduzir a taxa, Pernambuco ainda tem 35,6 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2006, a taxa era de 56 mortes. Durante a entrevista da última sexta-feira, o governador Cid Gomes pediu um voto de confiança da população e lembrou que a cada mês o Executivo lança uma novidade na área de segurança pública. “Há um mês lançamos o disk denúncia, que tem sido um agente importante para identificar essa questão do narcotráfico. E há menos de 15 dias implantamos um novo sistema para que as pessoas possam fazer boletim de ocorrência pela Internet. Hoje, vários crimes, várias denúncias podem ser feitas, para que a gente tenha mais acesso à informação. E, em breve, devemos trabalhar numa ação em conjunto com a Polícia Federal, porque narcotráfico tem muito a ver com eles”, afirmou Cid. 
(Hébely Rebouças)
FONTE: O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá