segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ações de Ciro: Prefeitura e Governo do Estado contratarão leitos particulares para desafogar IJF e HGF

Gestores têm como meta desafogar corredores do IJF e do HGF. FOTO: JOSÉ LEOMAR


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e os secretários municipal e estadual da Saúde,Socorro Martins e Ciro Gomes, anunciaram, na manhã desta segunda-feira (16), as primeiras medidas para desafogar os corredores dos grandes hospitais do Estado. Até o fim do ano,250 leitos serão contratados em hospitais conveniados e cerca de 300 serão adquiridos para dar suporte a pacientes que possam receber atendimento em casa.


Segundo o prefeito, a medida tem como principais objetivos desafogar, em até 90 dias, as emergências e reduzir as filas de espera para cirurgias eletivas no Instituto Dr. José Frota (IJF), pelo município, e no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pelo Estado. "Acertamos a contratação de centenas de leitos da rede conveniada e também um melhor aproveitamento de leitos da rede pública para desafogar os hospitais que estão com as emergências lotadas como o HGF e o IJF. A meta do secretário Ciro e da secretária Socorro é de que até o final do ano as filas de cirurgias eletivas acabem", afirmou.

Roberto Cláudio disse não saber o valor que será usado nesta parceria, mas garante que não há possibilidade de faltarem recursos. "Não faltarão recursos por parte do governo do Estado, pois isso já foi dito pelo Ciro, nem da Prefeitura também. Além disso, o Ministério da Saúde também irá nos dar suporte", disse, acrescentando que hospitais como o Fernandes Távora, no bairro Floresta, Menino Jesus de Praga, na Parangaba, e Batista Memorial, na Aldeota, já estão em negociação com o governo para que os leitos sejam providenciados.

HGF está com 104 pacientes além da capacidade

O secretário da Saúde, Ciro Gomes, disse que o remanejamento dos pacientes que ocupam os corredores do HGF é prioridade para o Governo do Estado. Segundo o gestor, está operando com mais de 100 pacientes além de sua capacidade. "É importante que toda a população saiba que eles (pacientes) estão sendo bem atendidos, medicados e bem alimentados, agora a condição física é derivada de que o hospital tem capacidade para receber 500 pacientes e está recebendo 606. Daremos um destino digno a essas pessoas com um conjunto articulado de providências. 2 pacientes, por exemplo, já saíram para fazer neurocirugia, num hospital privado, pago pelo governo".

Ciro disse que já está tomando pequenas providências para o melhor aproveitamento dos leitos nos hospitais particulares. "No próprio HGF, eu descobri um lugar que, se eu quebrar umas paredes e transferir umas pessoas pra lá, já temos mais 50 novos leitos. Descobri também que, com uma pequena providência, que custa menos de R$ 2 milhões, eu consigo mais 60 leitos noHospital Waldemar de Alcântara. Assim, vamos mapeando toda a rede pública e toda rede privada que possa receber estes pacientes", explicou.

Outra medida anunciada pelo secretário foi a contratação de equipes para tratar de pacientes em seus próprios domicílios. "Praticamente 1/5 de todos estes pacientes podem sair do hospital e ir pra casa, desde que tenha uma equipe cuidando dele, dando uma retaguarda para que, caso seja necessário, ele retorne ao hospital. Serão profissionais contratados, através de um padrão técnico. O paciente, em vez de ficar no desconforto de um hospital, fica em sua residência com a sua família. A gente vai antes no domicílio, prepara tudo, e ele fica recebendo a visita diária de nutricionistas, fisioterapeuta, médicos, com remédio, enfim, ele vai receber todo o cuidado, só que, no lugar de ficar ocupando o leito de um hospital, ele vai ficar em casa", disse.

Ciro finalizou dizendo que, após a superlotação do HGF e do IJF ser resolvida, outros hospitais, como o de Messejana, também serão beneficiados por ações semelhantes.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá