quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estudante quebra protocolo e é expulso do Plenário 5 de Julho



Pegou muito mal para o movimento estudantil sobralense a atitude do estudante Bergkson, secretário geral do DCE/UVA, que numa atitude anárquica quebrou o protocolo da Câmara Municipal de Sobral durante a sessão ordinária desta terça-feira (29) no momento em que usava a Tribuna do Plenário 5 de Julho para falar sobre as dificuldades que os alunos da UVA estão enfrentando.

Tudo começou após o representante do DCE chegar a CMS sem paletó e gravata, contrariando o que determina o Regimento Interno da Casa que exige a obrigatoriedade do uso da vestimenta no plenário durante as sessões de qualquer ordem. Rapidamente, algumas pessoas providenciaram um blazer e uma gravata, e o estudante subiu a tribuna.

Berkson começou bem o seu discurso, falando das dificuldades enfrentadas pelos estudantes que reivindicam uma série de melhorias para a Universidade. Também reclamou da política educacional do Governo do Estado, e aproveitou para também tecer criticas a gestão municipal. Até ai tudo bem. Discurso centrado. Num determinado momento, o estudante passou a mudar o tom do seu discurso e resolveu quebrar o protocolo. Passou a questionar o porquê da exigência daquelas vestes e tirou o paletó e a gravata na tribuna, sendo imediatamente repreendido pelo presidente Itamar Ribeiro, que cortou o som do microfone e exigiu que o estudante se retirasse no plenário sob pena de lhe ser dada voz de prisão.


Primeiro orador a utilizar a Tribuna após o episódio, o vereador Gilmar Bastos falou em nome de seus pares informando que aquela Casa Legislativa estava solidária aos reclames dos estudantes, mas condenou firmemente a atitude do orador do DCE que acabou encerrando um discurso que poderia ser mais bem aproveitado por todos os presentes: vereadores, público presente e imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá