segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Groairenses pelo mundo: 3ª edição - Sr. Manoel Tomé



Após uma seca e com dinheiro emprestado ele construiu sua vida em Brasilia.

Manoel Alves Ximenes, conhecido popularmente como Manoel Tomé, nasceu em 22 de maio de 1939, no interior da cidade de Groaíras, na localidade de Cajueiro, trabalhava na agricultura e pecuária, quando em 1959 após a seca de 58, depois de perdas nos plantios e nos rebanhos, sem nenhum dinheiro no bolso, e sem estudo algum, Manoel resolveu tentar a sorte na capital brasileira, conseguiu um dinheiro emprestado e viajou para Brasilia. Chegando a Brasilia começou a trabalhar como ajudante de Marceneiro, passando depois a trabalhar em um supermercado do governo, na época inaugurado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, isso em 1960, em 1963 no dia 10 de outubro, Casou-se com sua conterrânea a Sra. Sebastiana Feijó Melo, conhecida como Dona Cefisa.

Devido seu empenho foi efetivado como funcionário publico, onde trabalhou durante 18 anos ocupou vários cargos até chegar a assistente comercial, Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais. quando por uma mudança de lei o forçou a abandonar o trabalho,  foi então que chegou a oportunidade de começar seu próprio negocio, durante todo esse tempo Seu Manoel fez suas economias e adquiriu imoveis, nessa época lhe ofereceram um ponto comercial onde funcionava uma loja de material de construção, ele então vendeu um dos imoveis que tinha para comprar a loja, e no dia 01 de outubro de 1980 inaugurou a Contrumenes, que garantiu e garanti o seu sustento até hoje.

A história do Sr. Manoel Tomé é de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos.


Hoje com 8 filhos, e completando seus 50 anos de casado, Sr. Manoel mora na cidade de Taguatinga, se tornou uma pessoa influente no Distrito Federal, é líder comunitário em Taguatinga, e de influencia na política também, mas sem nunca esquecer da sua terrinha, é homem apaixonado pela família, pelo Torrão Natal, a pequena Groaíras-CE, todos os anos está em Groaíras, no período do dia das crianças, onde o mesmo com sua esposa realiza já a 11 anos a Festa das crianças, onde doa inúmeros brinquedos para as crianças do município.

Este é o Sr. Manoel Tomé, a nossa 3ª personalidade do Groairenses pelo mundo.

Nós groairenses somos gratos pelo seu exemplo de luta que muito enobrece a história de Groaíras-CE.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá