quinta-feira, 28 de novembro de 2013

José Aírton discursa sobre realizações do Governo do Brasil nos últimos anos

JoseAirton

O deputado José Airton (PT-CE) , em discurso na Câmara na segunda-feira (25), destacou o que considerou pontos importantes de seus 30 anos de trajetória política, citando a década de realizações socioeconômicas promovida pelo Partido dos Trabalhadores no Brasil, a importância do Programa Bolsa-Família e o sucesso das eleições internas do PT.

Sobre as conquistas socioeconômicas que a população brasileira vem obtendo nos últimos dez anos com os governos petistas do ex-presidente Lula e da atual presidenta Dilma Rousseff, ele citou entre os avanços conquistados com o ex-presidente Lula, a redução da Taxa Selic de 25% ao ano para 14,75% ao ano; o aumento das exportações de US$ 60 bilhões, em 2002, para US$ 128 bilhões nos últimos anos do Governo Lula; a criação do ProUni, permitindo que mais de 240 mil estudantes carentes pudessem cursar uma faculdade; a criação do Bolsa-Família; a criação de mais de 20 milhões de empregos formais; e a subida do Brasil no ranking das maiores economias do mundo, da 15ª posição em 2002, para a 6ª posição em 2010; entre outros.

Dos avanços conquistados com a presidenta Dilma os destaques citados pelo deputado José Aírton foram para os programas de erradicação da miséria no Brasil. Também falou da elevação do País como referência no investimento para educação, esportes e saúde , a exemplo do Brasil sem Miséria, que retirou 16,4 milhões de brasileiros da pobreza extrema; o Brasil Carinhoso, beneficiando quase 3 milhões de crianças de 0 a 6 anos; o Minha Casa, Minha Vida, que entregou em 2012 mais de 970 mil moradias; a redução da tarifa de energia; a ampliação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).; o Programa Mais Médicos e o Ciência Sem Fronteiras, entre outros.

Sobre os 10 anos do Bolsa-Família e a expansão do programa, José Airton disse que o maior reconhecimento dos benefícios vem dos próprios contemplados pelo Programa, em milhares de depoimentos de como tiveram suas vidas alteradas para melhor , depois que começaram a receber os recursos do Governo Federal.

Outro ponto destacado no discurso foi o sucesso da eleição interna ocorrida no último dia 10 de novembro para escolha membros da Direção Nacional, Estadual e Municipal do PT. “O partido tem dado um exemplo para o mundo em termos de democracia interna, com uma eleição direta que é uma bela experiência de participação de seus filiados”, disse. Ele lembrou que o PT tem uma forte militância que se preocupa com os rumos da política no Brasil “e essas mudanças começam dentro do partido com o Processo de Eleição Direta, o PED”, enfatizou.

José Aírton, a convite do ex-presidente Lula, ocupou uma Diretoria na Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tendo sido o relator da construção da Ferrovia Transnordestina. Atualmente, no segundo mandato como deputado federal, entre outras inúmeras atribuições, foi relator da Lei da Pesca e da Criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano, e, atualmente, integra como membro titular a Comissão de Turismo e Desporto; na condição de suplente, a Comissão de Viação e Transportes, e da Comissão Mista de Planejamento e Orçamento do Congresso Nacional e agora vai integrar a Comissão Especial que vai tratar da reestruturação dos clubes esportivos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá