quinta-feira, 13 de março de 2014

Eunício defende planejamento integrado para levar desenvolvimento ao interior



Ao realizar pronunciamento nesta quinta-feira (13), o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira defendeu que gestores de estados e cidades situadas em regiões fora dos eixos tradicionais de expansão, possam trabalhar de forma integrada para levar desenvolvimento ao interior.

Para ele, o aumento da oferta de trabalho nas pequenas e médias cidades, deve também ser acompanhado de planejamento e gestão para fortalecer a economia local e possibilitar que o desenvolvimento e seus benefícios possam chegar efetivamente para cada cidadão. “Não basta crescer. É preciso que o desenvolvimento chegue aos beneficiários, que o povo possa dele usufruir na prática”, disse ao definir desenvolvimento como priorizar atenção em saúde, segurança pública, educação, infraestrutura, ordenamento urbano entre outras aéreas fundamentais para concretização dessa interiorização.

Eunício se referiu a números de pesquisas que indicam o elevado índice na geração de emprego nas cidades do interior dos estados como Ceará, Pará, Pernambuco, Bahia, entre outras, seguindo o mesmo padrão de crescimento dos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Como senador cearense e nordestino só posso saudar essa tendência, invertendo o que víamos desde 2005. Pois o Ceará registrou a criação de 50.206 vagas, um avanço de 22,8% em comparação com o ano de 2012” destacou ao citar o desempenho do Ceará em 2013, que ficou em segundo lugar na geração de emprego formal na região Nordeste.

Para buscar a interiorização do desenvolvimento, Eunício defendeu que as administrações estaduais e municipais possam trabalhar em conjunto, com mais eficácia e maior articulação entre os gestores. “Exige ainda que se tenha planejamento e decisão política para incentivar, de forma integrada, todas as regiões. Tanto dentro de cada um dos nossos estados, como entre as regiões do nosso país”, argumentou.

Incentivos fiscais

Como forma de atração de investimentos e geração de renda, Eunício defendeu a manutenção dos incentivos fiscais praticados por estados e municípios. “Por isso, sou a favor que todos os governantes tenham o direito de praticar políticas de atração investimentos, o que erroneamente se chama de guerra fiscal”, acrescentou.

Órgãos e Instituições
Em mais uma crítica ao esvaziamento de órgãos importantes para o desenvolvimento do Nordeste, Eunício defendeu a revitalização da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e valorização do corpo técnico do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). Para ele, essas instituições podem assumir papel fundamental no desenvolvimento da Região. “Definitivamente, temos que retomar, com mais ímpeto e mais dedicação, a nossa capacidade de desenvolvimento integrado. Da mesma forma, definir quais são as obras prioritárias e concluí-las”, disse ao solicitar mais esforço e decisão política na conclusão das obras de integração das águas do Rio São Francisco que pode resultar em mais investimento e produtividade para os estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

* Com informações da assessoria do senador Eunício Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá