quinta-feira, 29 de outubro de 2015

GOVERNADOR E MINISTRO DA EDUCAÇÃO ANUNCIAM MEDIDAS DE MELHORIA PARA A EDUCAÇÃO NO CEARÁ


min7

O governador Camilo Santana e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciaram, na manhã desta quarta-feira (28), medidas de melhoria para a educação no Ceará, durante a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, no Centro de Eventos, em Fortaleza. A premiação entregue hoje destacou o mérito de 274 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 2º e 5º ano do ensino fundamental, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014.

"Eu e a vice-governadora Izolda Cela, a quem me honra ter a responsabilidade de dividir o comando do Estado, por ser uma mulher de referência na educação do Brasil, somos professores e servidores públicos de carreira. Entendemos que o único caminho para se ter um Ceará melhor e de mudanças profundas é através da educação. A educação é prioridade do nosso governo, pois ela se dissemina para todas as outras áreas", elogiou o governador para cerca de seis mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, diretores, professores e alunos de todos os municípios cearenses que prestigiaram o evento. Com uma grande festa, em ritmo de gincana escolar, cada município recebeu seu título de Escola Nota Dez em reconhecimento aos esforços de elevar o nível de aprendizagem das nossas crianças.

min9Para coroar a festa, o governador Camilo anunciou 3 iniciativas, que serão enviadas como forma de projeto de lei para a Assembleia Legislativa: a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) até o 9º ano do ensino fundamental no Estado; a destinação de parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a área da educação; e a criação de uma premiação específica para os municípios com melhores resultados no Spaece, além do prêmio em dinheiro que já é entregue às escolas. Desta forma, o Governo do Estado destinará mais recursos ainda para o investimentos na educação nessas cidades que se destacarem nas avaliações.

min8Impressionado com a recepção do povo cearense durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, destacou a melhoria do ensino e o crescente número de investimentos no setor no Estado. "Não tenho dúvidas que esta premiação é a maior festa que temos no Estado do Ceará. Hoje, o Ceará é o estado que mais cresce no Brasil. E são vocês que ajudam a faz esse país crescer, pois é através do esforço de cada um de vocês que teremos um futuro ainda mais promissor para o Brasil. O Estado é conhecido como aTerra da Luz. Garanto que a luz de tudo é a educação. Então, atualmente, vocês são a luz da educação, pois é o Ceará lidera e é o que mais avança nos resultados da educação no Brasil. Eu retorno ao Ministério com mais motivação, muita satisfação e alegria. E pode anotar: no ano que vem, o MEC vai entrar também nessa premiação! Vamos chegar a uma forma de incentivar ainda mais as escolas do Ceará!", reforçou emocionado o ministro.

min6Referência em educação, a vice-governadora, ex-secretária de Educação e criadora do PAIC, Izolda Cela ficou também emocionada por ver a calorosa receptividade e, principalmente, pelos positivos resultados. "Eu fico emocionada com toda essa festa. Estamos comemorando os resultados e, principalmente, a aprendizagem da criança e o sucesso da escola. O Brasil nos desafia para termos um país cada vez melhor. Para que nos façamos bem a parte que cabe aos gestores públicos, precisamos fazer uma plantação de ações estruturais e eficientes para termos uma boa colheita de resultados. Fico feliz em saber que cada professor, coordenador, diretor tem feito um trabalho em conjunto para melhorar a educação do seu município. Esta festa só reforça que estamos seguindo rumo ao caminho correto", salientou Izolda.

Fotos: Queiroz Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá