quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nutrição com Dra. Iana Melo - Anemia Ferropriva


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia causada pela deficiência de ferro é considerada a carência nutricional mais prevalente no mundo. No Brasil, a anemia ferropriva afeta principalmente crianças abaixo dos dois anos de idade, gestantes e idosos. Entretanto, pessoas com uma dieta pobre em ferro estão sujeitas a desenvolver a doença. A anemia ferropriva resulta da interação de múltiplos fatores. Dentre eles, um dos mais importantes, é a ingestão deficiente de ferro, especialmente devido ao baixo consumo de alimentos de origem animal, ou seja, a uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal ( vegetarianos ou veganos).

O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos e seus níveis baixos no sangue comprometem toda cascata de produção das hemácias. Dentro dos glóbulos vermelhos existe uma proteína chamada hemoglobina que tem na sua estrutura bioquímica a presença de moléculas de ferro e de cobalto (o cobalto está presente na vitamina B12). A hemoglobina é a responsável pelo transporte do oxigênio que respiramos até todas as células do corpo humano. Na diminuição desta (hemoglobina) o transporte de oxigênio fica comprometido e várias consequências danosas serão desencadeadas. Estima-se que 90% das anemias sejam causadas por deficiência de ferro.

Os sintomas da anemia ferropriva são:

* Fadiga crônica e desânimo

* Cansaço aos esforços

* Pele e mucosas pálidas (descoradas)

* Tonturas e sensação de desmaio

* Dores de cabeça e dores nas pernas

* Queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças

* Falta de apetite

* Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos )

* Dificuldade de concentração e lapsos de memória.

Com um simples exame de sangue já é possível confirmar se o paciente está anêmico e se é a carência do ferro a causa. Os exames mais apropriados são:

* Hemograma (série vermelha): detecta se a taxa de hemoglobina está baixa e se o formato dos glóbulos vermelhos está alterado. Glóbulos vermelhos muito pequenos (microcitose) e de coloração mais descorada (hipocromia ) são dados que confirmam ser a deficiência de ferro a principal causa

* Ferritina: avalia as reservas de ferro dentro do organismo, que geralmente estão baixas na anemia ferropriva

* Outros parâmetros como dosagem de ferro e capacidade total de ligação do ferro podem se alterar em outras condições clínicas e não apenas na anemia ferropriva, devendo ser avaliados com cautela para não haver confusão no diagnóstico.

Estes parâmetros acima citados, quando alterados, muitas vezes exigem exames complementares à fim de procurar causas para a carência de ferro. Uma boa anamnese alimentar (entrevista sobre os hábitos alimentares do paciente) pode confirmar uma alimentação pobre em ferro.

A prevenção primária começa evitando uma alimentação pobre em ferro. Os alimentos mais ricos em ferro são:




* Carne vermelha

* Gema de ovo

* Melaço da cana

* Folhas verde escuras (rúcula, agrião, couve, espinafre, etc)

* Leguminosas como feijão, ervilha, grão-de-bico, soja, lentilhas

* Fígado, miúdos de peru e frango.


Como o ferro de origem vegetal tem uma baixa absorção intestinal recomenda-se acrescentar na mesma refeição alimentos fontes de vitamina C como frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola), pois esta vitamina aumenta a absorção do ferro vegetal na mucosa intestinal. De maneira contrária o cálcio pode diminuir a absorção de ferro de origem animal e alimentos como leite e derivados (queijos, iogurtes) não devem estar na mesma refeição contendo carne vermelha, principalmente quem está tratando de anemia ou corre maior risco de tê-la como as situações citadas nos grupos de risco.

O não tratamento da anemia por carência de ferro pode trazer complicações cardiovasculares como insuficiência cardíaca podendo levar ao óbito, quando a anemia for profunda. Em casos de anemia mais leve o paciente poderá se queixar frequentemente dos sintomas acima citados e sua imunidade pode ficar comprometida e infecções frequentes podem ocorrer. O tratamento será a reposição de ferro por meio de suplementos, além de uma dieta alimentar com alimentos ricos em ferro.

Se você apresenta pelos menos quatro sintomas da anemia ferropriva, consulte sua nutricionista. Além da avaliação clínica, exames laboratoriais irão confirmar o diagnóstico.


Confira também as colunas anteriores. Basta Clicar Aqui.

Fica a dica ! Procure sua Nutricionista!



Sobre a Colunista:


Dra. Iana Melo

Nutricionista Especialista em Saúde Pública e Personal Diet
Nutricionista Clínica em Clínica Médica Dr. Timbó - Groairas - CE.
Nutricionista Clínica em Clínica Integrada de Atenção á Saúde ( CIAS) - Sobral - CE.
Gerente da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) - Assaí Atacadista - Sobral - CE.

Áreas de atuação :
 - Consultoria e Palestras em Nutrição
- Personal Diet
- Doenças Crônicas
- Nutrição Esportiva.

Está coluna é um oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá