segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

(Especial) Mensagem da semana com Pr. Eronildo Rodrigues - FAZENDO UMA “FAXINA” NA VIDA


As pessoas costumam muito usar o fim de ano como um período de reflexão para analisar a própria vida, as metas alcançadas e as que se perderam ao longo do ano. Isso não está errado mais não devemos deixar o ano chegar ao fim para poder analisar a nossa vida e nossa conduta, precisar nos avaliar constantemente.

Precisamos verificar a nossa vida como um todo, não só aspectos que nos interessam, mas até mesmo aqueles que achamos que já está bom precisam ser melhorados. O padrão que deve servir como base para a nossa vida deve ser Deus, seus ensinamentos contidos na sua santa palavra a Bíblia Sagrada. Precisamos analisar aspectos tais como:

a) Vida social – como tem sido nosso comportamento com as pessoas em nossa volta, temos buscado ser pacientes e amáveis com as pessoas?

Romanos 12.18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Nossa vida como funcionário, patrão ou empregado, temos desempenhado bem nossas funções? Temos sido honestos em nossas transações comerciais com o nosso próximo.

Habacuque 2.9 Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos...

Miquéias 6.11 Seria eu limpo com balanças falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos?

Isso inclui também os maus pagadores, pessoas que empenham sua palavra num comércio e não ligam, não se preocupam em quitar suas dívidas, vivem de enganar a um e outro. Se por algum motivo você atrasou o pagamento, converse e renegocie suas dívidas, não fuja.

Rm 13.8 A ninguém [devais] coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros...

b) Vida em família – a família é de fundamental importância para que os indivíduos se desenvolvam de forma saudável. Mais para que ela desempenhe bem o seu papel tudo precisa estar em harmonia.

Como você tem sido como marido? Você tem respeitado sua esposa, amado e sido fiel a ela? Tem sido exemplo para seus filhos? Tem sido um pai presente na vida da família? Não tem sido omisso na educação e disciplina dos filhos?

Efésios 5.28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.


Como esposa tem respeitado seu marido e sido fiel a Ele? Tem cuidado do bom andamento da sua casa, de suprir as necessidades de seus filhos?

Provérbios 14.1 Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
Como filho, tem respeitado seus pais, contribuído, se já tem idade para o sustento da casa e cuidado dos irmãos? Tem trazido alegria a seus pais e só tem trazido preocupações? Como tem sido seu desempenho nos estudos? Quem são suas companhias, suas amizades?

Provérbios 28. 7 O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha a seu pai.
c) Vida com Deus – Ele é a razão de tudo. Quando vivemos só para nós mesmo. Nossas vontades pessoais, nossos desejos e sonhos sem considerar a vontade de Deus, nossa vida será vazia e sem esperança.

Deus ou ocupa o primeiro lugar na nossa vida ou não ocupa lugar algum. Precisamos parar na correria da vida pra buscarmos a Deus.

Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
É impossível caminhar na vida de forma progressiva, vencendo os maus hábitos, as tentações e armadilhas desse mundo sem a graça de Deus, sem sua força e seus ensinos em nossas vidas. Precisamos arranjar tempo para ler sua santa palavra, a Bíblia sagrada diariamente. Tire tempo para falar com Deus em oração e busque uma igreja que tenha um verdadeiro compromisso com a palavra de Deus.

Salmos 119.10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
Mas sabemos que a vida aqui é curta então não podemos pensar em Deus ou busca-lo só pensando nas coisas da terra. Precisamos pensar também na eternidade, vida após a morte.

Então para isso Deus enviou Jesus Cristo para morrer na cruz do calvário para nos trazer vida eterna a todo aquele que arrependido o aceitar como seu único e suficiente salvador.

João 17. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

* Para você que não acompanhou as edições anteriores, basta Clicar Aqui para conferi-las.

Sobre o Colunista:


Eronildo Rodrigues
Cursou Teologia no Seminário Teológico Batista do Ceará.
Atualmente é pastor da Primeira Igreja Batista em Groaíras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá