terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Posto de Saúde em Caucaia funciona em casa alugada, sem equipamentos e água, segundo funcionário


Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlia Pessoa de Araújo, da localidade de Taquara, no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) funciona sem medicamentos, gaze ou esparadrapo. A UBS está sem água desde o dia 24 de junho. A informação foi repassada por um funcionário do posto de saúde, que pediu para não ser identificado.

O posto funciona em uma casa alugada, já a sede da unidade, também no Conjunto Nova Metrópole, está em reforma há mais de um ano. Segundo o funcionário, a ligação de água é clandestina e, por isso, foi cortada.

Segundo o funcionário, a água foi cortada porque a ligação era clandestina. Também não há luvas no local. Os enfermeiros aplicam vacinações apenas com o álcool gel, sem nenhuma proteção. “Não temos banheiro, porque não temos água e a descarga é quebrada. Só funciona a aferição da hipertensão arterial, diabetes, puericultura e pré-natal. Fazemos o que dá”, informa.

O tensiômetro – aparelho que mede a pressão arterial – e o glicosímetro – para medir a taxa de açúcar no sangue – também apresentam defeito. O funcionário diz que está sem funcionar um aparelho chamado sonar, que escuta os batimentos cardíacos dos fetos.

No banheiro, baldes d’água podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Ainda de acordo com o funcionário, as obras de reforma no posto de saúde estão paradas porque os funcionários não receberam pagamento.

Fonte: Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá