terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Nutrição com Dra. Iana Melo - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSO ORGANISMO


Sabemos que a água é uma substância presente em todos os organismos vivos, mas, em alguns, ela apresenta-se em maior quantidade que em outros. Essa importante substância não é estocada em nosso corpo, por isso deve ser reposta todos os dias por várias vezes.

Mas, afinal, qual é o papel da água no nosso organismo?

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.

Benefícios da água:

* A água desempenha papel chave na estrutura e função do sistema circulatório;

* A água atua como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas;

* A água é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção (auxiliando no processo de detoxificação);

* A água regula a temperatura corporal;

* A água age como lubrificante em diversos órgãos e articulações;

* Recomenda-se entre 30 e35ml de água/kg de peso corpóreo por dia.




Diante de tantas funções, é fundamental que fiquemos hidratados. Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água a cada dia para que nosso organismo funcione adequadamente. Além da ingestão, essa substância também pode ser retirada de todos os alimentos, que se diferenciam apenas pela quantidade de água disponível em cada um.

Alguns sintomas podem ser observados quando nosso corpo fica sem água (DESIDRATADO). Inicialmente, sentimos sede, boca seca, lábios rachados e urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo ideal que ela esteja bem clara.

Nosso organismo consegue ficar muito tempo sem nenhum alimento, entretanto, não sem água. Pesquisas comprovam que dentro de três a cinco dias uma pessoa pode morrer caso não tenha acesso a essa substância. Sendo assim, lembre-se sempre de se hidratar, dando atenção especial aos dias quentes e ao praticar atividades físicas pesadas.





Então se mantenha SEMPRE HIDRATADO! Mesmo quando não sentir sede ( beba água ou outros líquidos ) é importante garantir sua hidratação nesta nosso clima tropical.

Fique de olho e comece de hoje a beber , vá inserindo aos poucos pequenos copos por dia e noite...quando ver estará bebendo a recomendação de no mínimo 2litros ao dia.
Dra. Iana Melo
Nutricionista

Confira também as colunas anteriores. Basta Clicar Aqui.

Fica a dica ! Procure sua Nutricionista!

Sobre a Colunista:


Dra. Iana Melo

Nutricionista Especialista em Saúde Pública e Personal Diet
Nutricionista Clínica em Clínica Médica Dr. Timbó - Groairas - CE.
Nutricionista Clínica em Clínica Integrada de Atenção á Saúde ( CIAS) - Sobral - CE.
Gerente da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) - Assaí Atacadista - Sobral - CE.

Áreas de atuação : - Consultoria e Palestras em Nutrição
- Personal Diet
- Doenças Crônicas
- Nutrição Esportiva.

Está coluna é um oferecimento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário