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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nutrição com Dra. Iana Melo - NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA


A adolescência é a fase de transição entre a infância e a vida adulta. Este período é marcado por muitas mudanças físicas, mentais, emocionais, comportamentais e sociais.

As mudanças físicas ocorrem, principalmente, devido à maturação sexual e ao estirão puberal. O aumento da produção de hormônios causa mudanças no tamanho, forma e composição corporal. Há em média um ganho de 25% da estatura final e de 50% do peso final, que se deve principalmente ao aumento da massa magra, os órgãos, como o coração e os pulmões, também aumentam de tamanho.

Todas estas mudanças levam a um aumento das necessidades nutricionais, que variam de acordo com a idade, tamanho corporal, sexo, desenvolvimento puberal e atividade física. Neste período de vida, ocorre uma elevação da necessidade protéica, devido ao aumento da massa muscular e à maturação sexual. Essa necessidade aumentada é facilmente atingida pelos jovens, que chegam na maioria das vezes ingerem bastante alimentos fonte de proteína (CIAMPO. e TOMITA, 2007).

Estas necessidades aumentadas, em geral, acabam não sendo supridas, pois o estilo de vida adotado pelos jovens, não condiz com hábitos alimentares saudáveis. O estilo de vida do adolescente de hoje sofrem muitas influências do convívio familiar, dos amigos, da escola, da mídia entre outros, sair com os amigos para lanchonetes, pizzarias, sorveteria e outros, parece ser uma missão difícil equilibrar a alimentação nesta fase da vida tão importante.

O consumo alimentar adotado nesta fase apresenta sérias implicações no crescimento, na promoção de saúde a longo prazo, e no desenvolvimento do comportamento alimentar durante a vida adulta (TORAL, ET AL, 2006).

O rápido crescimento, em complemento com um estilo de vida acelerado e escolhas alimentares pouco nutritivas e saudáveis, podem ocasionar em deficiências de ferro ou até mesmo em anemias.

Destacamos os principais cuidados com a alimentação dos adolescentes:

- Evite pular refeições e consumir alimentos calóricos, gordurosos, ricos em açúcares e sal; - Beba bastante água; - Consuma com moderação frituras, carnes gordurosas (bacon, toucinhos), balas, chocolates, bolachas recheadas e bolos; - Procure substituir hambúrguer, batata-frita, cachorro-quente por sanduíches naturais; - Dê preferência ao consumo de alimentos integrais (arroz, pães, bolachas e torradas); - Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.

Os especialistas apontam à deficiência de ferro muito comum, sendo que os adolescentes representam um grupo de maior risco, ou seja, aproximadamente 13% dos jovens têm reservas de ferro baixas. A saúde óssea é uma outra agravante, pois aproximadamente 25% dos adolescentes ingerem as quantidades recomendadas de cálcio. Os alimentos ricos em cálcio podem ser consumidos diariamente, medidas como: beber um copo de leite por dia, comer algumas fatias de queijo ou até mesmo tomar um iogurte batido são ações que asseguram as quantidades de cálcio necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Adequar os hábitos alimentares dos adolescentes se torna uma tarefa difícil, pois apenas saber os alimentos adequados não basta. É necessário se aproximar da realidade sócio familiar do adolescente e levar em consideração suas características individuais para criar alternativas criativas e saudáveis que cativem esse público e assim auxiliá-los a conquistarem hábitos saudáveis.

Dra. Iana Melo
Nutricionista

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Sobre a Colunista:


Dra. Iana Melo


Nutricionista Especialista em Saúde Pública e Personal Diet
Nutricionista Clínica em Clínica Médica Dr. Timbó - Groairas - CE.
Nutricionista Clínica em Clínica Integrada de Atenção á Saúde ( CIAS) - Sobral - CE.
Gerente da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) - Assaí Atacadista - Sobral - CE.

Áreas de atuação : - Consultoria e Palestras em Nutrição
- Personal Diet- Doenças Crônicas- Nutrição Esportiva.

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