sábado, 27 de fevereiro de 2016

Entrevista: Genecias Noronha cobra do governo “recolocar o Brasil em equilíbrio, recuperando sua credibilidade e capacidade de crescimento”

O Partido Solidariedade (SD) foi um dos poucos a trocar de líder neste segundo ano da 55ª legislatura da Câmara dos Deputados. Mas mudou a sua posição crítica em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff. “O que nós opositores ao atual governo cobramos são ações que visem recolocar o Brasil em equilíbrio, recuperando a sua credibilidade e capacidade de crescimento”, avisou claramente o novo líder da bancada, deputado federal Genecias Noronha (CE)
Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias Política Real – e acionado por sua assessoria em seu estado, o Ceará – o parlamentar seguiu o mesmo tom do líder anterior – o deputado Arthur Oliveira Maia (BA), que deixou o partido esta semana e ingressou no PPS.
Noronha comanda uma bancada que atualmente tem 14 parlamentares e espera ganhar novos pares até 18 de março, com o fim da “janela partidária”. Ele contesta quem diz que a Oposição aposta no “quanto pior, melhor”, diz que o Solidariedade é radicalmente contra a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e fala das prioridades do partido em 2016.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - Líder, quais os desafios da bancada do Solidariedade nesse segundo ano da 55ª Legislatura?
GENECIAS NORONHA - Fizemos uma eleição priorizando os interesses democráticos que o Solidariedade quer levar adiante em 2016. Vamos continuar priorizando as propostas que beneficiem os trabalhadores brasileiros, como sempre fizemos. Desde sua fundação, nosso partido mantém o espírito unido e coeso para que retomemos o desenvolvimento econômico e político do Brasil”, disse.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - Na questão específica da CPMF, qual a posição do partido?
GENECIAS NORONHA - Somos contra a CPMF! Nós não podemos colocar nas costas dos trabalhadores e nem do povo brasileiro mais um imposto, pois o peso da carga tributária do Brasil já é insuportável. Com certeza, a classe produtiva que paga a conta não irá aguentar mais esse imposto.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - A oposição tem sido criticada em apostar "no quanto pior, melhor". Que alternativas o Solidariedade aponta para a crise econômica do País?
GENECIAS NORONHA - Discordo da afirmativa de que “a oposição aposta no quanto pior, melhor”. O governo que aí está não encarou com a devida responsabilidade os sinais de que o país enfrentaria dificuldades, principalmente na área econômica, tudo para ganhar uma eleição. O que nós opositores ao atual governo cobramos são ações que visem recolocar o Brasil em equilíbrio, recuperando a sua credibilidade e capacidade de crescimento. É preciso discutir alternativas que aliviem o trabalhador brasileiro do peso dessa que tem sido uma das piores crises dos últimos tempos. Querer exigir que o brasileiro pague mais imposto é algo inaceitável e, a nossa bancada lutará com todas as suas forças para evitar mais esse encargo para os brasileiros. É preciso o governo gastar com mais eficiência os recursos do orçamento.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - O partido já anunciou que vai continuar apoiando o impeachment da presidente Dilma. O que de prático fará para avançar nesse processo?
GENECIAS NORONHA - Somos o partido que mais luta pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e iremos até o fim para que ela seja afastada desse cargo. A crise política, econômica e social faz de 2016 um ano desafiador, mas tenho a disposição necessária para fazer o que for preciso para ajudar a mudar o rumo de nosso país e uma das principais ações será apoiar a retirada da presidente.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - No Conselho de Ética o senhor foi autor do pedido de vista que adiou a discussão da investigação do deputado Eduardo Cunha. Por quê? Ele tem condições de continuar respondendo pela presidência da Câmara? 
GENECIAS NORONHA - No Conselho de Ética sou membro suplente. Fui convocado para participar da sessão em que estava sendo apresentado relatório pelo novo relator do processo contra o Deputado Cunha. Na ocasião, para que eu pudesse votar no caso, necessário seria ter acesso ao conteúdo do relatório, até porque não se pode julgar sem que se tenha pleno conhecimento daquilo que está sendo julgado. O pedido de vista que formulei foi baseado no direito que tenho de ter amplo acesso ao processo e não visando protelar a sua análise no Conselho.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - Nessa janela partidária aberta a partir do dia 18 deste mês, o Solidariedade pensa ampliar sua bancada?
GENECIAS NORONHA - Hoje contamos com 14 parlamentares na bancada. Estamos em processo de negociação para receber alguns deputados. Os nomes ainda não podem ser divulgados.
AGÊNCIA POLÍTICA REAL - Que avaliação o senhor faz do governador do seu estado, Ceará, Camilo Santana?
GENECIAS NORONHA - O Governador Camilo Santana tem procurado enfrentar as grandes dificuldades que o atual momento vem impondo aos gestores públicos. Um governante aberto ao diálogo e que vem sabendo conduzir o nosso Estado.

(Por Gil Maranhão, Especial para Agência Politica Real. Edição: Genésio Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá