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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Nutrição com Dra. Iana Melo - DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL




O Carnaval está chegando. Apesar de ser um momento de descontração, um descuido principalmente com a alimentação pode acabar com a festa.

Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar. O grande estresse físico, desencadeado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, suor e pelo agito dos foliões gera uma porta de entrada para a queda do sistema imune, que pode vir a comprometer o resto do carnaval.

Nesta época os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura e da movimentação em bailes e na avenida sambando. Acompanhado com poucas horas de sono, ressaca e um alto gasto energético, onde muitas vezes são recompensados com lanches de alto valor calórico, ricos em gorduras, que até abastecem o organismo a nível de calorias, porém a nutrição ainda fica precária e a recuperação para o próximo dia de folia se torna ainda mais lenta.


Então para ter seu carnaval com ânimo e disposição é importante seguir algumas dicas:

* Cuide da sua hidratação antes, durante e depois.

* Frutas, sucos de frutas e água de coco são boas pedidas para repor eletrólitos e alguns minerais pedidos no suor.

* Evite o consumo de alimentos gordurosos como frituras, salgadinhos, fast food, bolachas recheadas, waffer, condimentos e carnes com gordura aparente, pois tais alimentos são de difícil digestão e podem gerar aquela sensação de estufamento, desconforto e preguiça após a ingestão.

* Evite o exagero na hora de consumir bebidas alcoólicas e não consuma de estômago vazio, além de serem calóricas elas aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas com água e alimentos (barra de cereal, castanhas, cookies integral) pois irá proporcionar uma eliminação mais rápida dos metabólitos do álcool e retardar o efeito do álcool respectivamente, atenuando a ressaca.

* Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de matéria rápida. Ou aposte nos sucos de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas a água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

* Bebidas energéticas quando consumidas em excesso pode acarretar em problemas de saúde, já que há altas concentrações de cafeína e quando associado ao consumo de álcool os efeitos podem ser ainda mais perigosos, pois os energéticos elevam a frequência cardíaca, aumentando também a diurese.

* Para combater os radicais livres gerados neste período, aumente o consumo de alimentos desintoxicantes como laranja, abóbora, cenoura, quiwi, morango, couve, espinafre, castanhas, nozes e amêndoas.

* Dedique algumas horas para uma boa “noite” ou “dia” de sono, cerca 6 a 8 horas, já são suficientes para recarregar as energias.

* Não se esqueça de garantir uma boa alimentação antes de sair pra folia. Prefira o consumo de carboidratos integrais como pão integral, granola, aveia, arroz, batata, etc, pois além deles garantirem maior saciedade por mais, os carboidratos complexos fornecem energia por mais tempo, já que possuem uma absorção mais lenta que os carboidratos simples.

* Tente não pular as refeições, no almoço e jantar inclua sempre alguma porção de carboidrato como arroz, batata ou macarrão, não esqueça da proteína presente nas carnes, frango ou no peixe, varie bastante salada, a fim de garantir um maior aporte de nutrientes, vale também incluir as frutas!

Anotou as Dicas? Não esqueça que os quatros dias podem acabar com sua dieta regrada! Cuidado e moderação com o consumo de bebidas alcoólicas, gorduras e doce : refrigerantes, chocolate, frituras, salgadinhos, pizza, massas em geral, chicletes, bombons e etc.

Não deixe de se cuidar, atenção na alimentação e hidratação!

Dra. Iana Melo
Nutricionista

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Sobre a Colunista:


Dra. Iana Melo


Nutricionista Especialista em Saúde Pública e Personal Diet
Nutricionista Clínica em Clínica Médica Dr. Timbó - Groairas - CE.
Nutricionista Clínica em Clínica Integrada de Atenção á Saúde ( CIAS) - Sobral - CE.
Gerente da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) - Assaí Atacadista - Sobral - CE.


Áreas de atuação : - Consultoria e Palestras em Nutrição- Personal Diet- Doenças Crônicas- Nutrição Esportiva.

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