quinta-feira, 28 de abril de 2016

Danilo Forte homenageia da tribuna do plenário da Câmara os 86 anos de Dom Adélio, bispo emérito de Quixadá


O deputado Danilo Forte (PSB-CE) homenageou nesta quarta-feira, 27, da tribuna do plenário da Câmara os 86 anos que o bispo emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, comemora hoje. De acordo com o parlamentar, o município de Quixadá deve muito a Dom Adélio uma enormidade de instituições que se dedicam à educação como meio de transformação das pessoas.

“Quixadá deve a Dom Adélio a Escola Artesanal Sertão Central, a Creche Rainha da Paz, a Rádio Cultura de Quixadá, o Hospital Maternidade Jesus Maria José, o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a fundação do Centro Vocacional Pio XII, a fundação do Instituto Filosófico-Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Casa da Providência, a Faculdade Católica Rainha do Sertão de Quixadá, a fundação da Fazenda da Esperança, a fundação da Casa de Acolhida do Idoso Remanso da Paz e a fundação da Faculdade de Quixadá (CISNE)”, falou.

“Tudo isso é fruto do trabalho e esforço desse italiano, que assumiu Quixadá como a sua terra natal e deu a ela todo o seu conhecimento. Ele fez com que Quixadá, hoje, se transformasse numa referência para o Sertão Central, numa cidade que abriga o maior número possível e imaginado de estudantes, com um grande centro universitário que dá vida àquele Município e que nos traz sempre a esperança de que, construindo-se oportunidades, essa juventude aguerrida do nosso Ceará saberá construir as respostas”, continuou.

Dom Adélio Tomasin nasceu no dia 27 de abril de 1930 na cidade italiana de Montegaldella, na região de Vicenza localizada no Norte daquele País. Atualmente, além das atividades episcopais, Dom Adélio segue a frente da Fundação Remanso da Paz que abriga em regime semiaberto 40 idosos para inúmeras atividades diárias.

“Nós precisamos de pessoas que, como Dom Adélio, dedica-se à educação e à construção dessa transformação. Todas as grandes nações do mundo só conseguiram se transformar, só conseguiram evoluir, só conseguiram um grau de excelência em qualidade de vida quando tiveram a educação como o seu principal investimento. Esse é o exemplo que Dom Adélio dá para todos os professores, médicos, pais de Quixadá e do Ceará, porque também cidadão cearense ele é”, completou o socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá