segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mensagem de reflexão com o Pastor Eronildo Rodrigues - NOSSA CORRETA RELAÇÃO COM O DINHEIRO


O dinheiro mexe muito com a vida das pessoas, o mundo gira em torno disso, pessoas fazem o bem e o mal por causa do dinheiro. Entretanto o que mais vemos são pessoas se tornando escravos do dinheiro, aceitando todo tipo de negociação fraudulenta em busca de dinheiro. Quanta sujeira a operação lava jato tem revelado na vida de empresários e homens públicos tudo por causa do dinheiro, pessoas ricas que se tornam insaciáveis e querem ser mais ricas ainda. Vi ontem uma no fantástico uma reportagem de duas filhas que planejaram o assalto dos próprios pais por causa de dinheiro, que coisa terrível. Precisamos aprender a lidar com o dinheiro antes que ele se torne o nosso carrasco. Não se trata de ter muito ou pouco dinheiro.

* Ganhe seu dinheiro honestamente.


A lei de Deus é direta ao afirmar: “Não furtarás” (Ex 20.15). Conforme mostra muito bem o Pr. Hernandes D. Lopes: “O furto é qualquer manobra para tomar o que é do outro, seja de forma ostensiva, seja de forma oculta. O furto é uma apropriação indébita do que não nos pertence”. Aqueles que juntam bens maus adquiridos verão com o tempo tudo aquilo sendo usado para a própria destruição (Tg 5.1-6). Veja a desmoronamento da carreira de tantos homens públicos, e empresas que participam de roubo e propina. Não é à toa que a bíblia diz que o dinheiro é a raiz de toda espécie de males.

* Use seu dinheiro com critérios, com sabedoria.

A Bíblia nos ensina a não gastar o dinheiro naquilo que não é pão, ou seja, não gastar em coisas supérfluas (Isaías 55.1,2). Muitos não tem seguido esse critério e jogado fora seus rendimentos com uma vida desregrada, nos vícios, bebedeiras, farras, drogas, sexo ilícito. O texto de Lucas 15.11-31 a Bíblia nos conta a história de um filho que desperdiçou todos seus bens com meretrizes (15.30) e depois foi passar fome, abandonado pelos que antes eram amigos (15.15-17). Use seu dinheiro para a glória de Deus, para a expansão da obra de Deus (Mateus 16.19-21; Provérbios 3.9).), para fazer o bem o próximo, ajudar pessoas ao seu redor (Mateus 19.21). Muitos serão surpreendidos na eternidade por ter tudo aqui na terra e nada nos céus (Lucas 12.16-21).

* Economize seu dinheiro com cuidados.

Precisamos ser cuidadosos para não comprarmos por compulsão nem à prestação aquilo de que não estamos realmente precisando, pois os juros podem nos trazer grandes percas. Muitas pessoas ficam endividadas porque se perdem nas compras, e se envolvem em crediários sem necessidade. Há pessoas que gastam compulsivamente e se tornam consumistas, comprando o que realmente não necessitam as vezes só para impressionar os outros. Em vez de administrar sabiamente o que ganham e viver contentes com o que têm, vivem perturbados e inquietos pela pressão das dívidas e dos credores na porta. Não é sábio gastar tudo que se ganha, precisamos de reservas para os imprevistos da vida. Desejamos que você viva com sabedoria e viva bem para a glória de Deus.

Pr. Eronildo Rodrigues.

* Para você que não acompanhou as edições anteriores, basta Clicar Aqui para conferi-las.

Sobre o Colunista:


Eronildo Rodrigues
Cursou Teologia no Seminário Teológico Batista do Ceará.
Atualmente é pastor da Primeira Igreja Batista em Groaíras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá