sexta-feira, 15 de julho de 2016

Nutrição com Dra. Iana Melo - A Diferença entre Alimentos DIET e LIGHT


Um produto diet é aquele isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, ou o colesterol, como exemplo. Estes produtos foram desenvolvidos para atender a grupos específicos, como os diabéticos ou os celíacos (alérgicos a glúten). Não basta que a inscrição “diet” venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.
O alimento diet não é necessariamente menos calórico que o alimento tradicional. Por exemplo, chocolates e sorvetes diet são mais calóricos do que o produto normal. Acrescentam-se gordura para manter sabor e maciez ao produto.

Já um produto light, que em inglês significa “leve” é aquele que apresenta uma REDUÇÃO de, no mínimo25% de um determinado nutriente. Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde!
Se o seu objetivo é emagrecer então uma ótima opção são os alimentos light. Eles possuem sabor parecido com o produto tradicional, mas com redução de gorduras e açúcares o que faz termos o prazer de comer com menos culpa. Mas nada adianta comer o alimento light em dobro porque como vimos para ser light basta ter uma redução de 25% de um componente, portanto não é 50%. Se você comer em dobro estará engordando mesmo com o alimento light.
Por isso é necessário o acompanhamento nutricional , onde vai balancear e adequar toda sua ingestão alimentar de acordo com suas necessidades metabólicas e fisiológicas.

Dra. Iana Melo
Nutricionista

Confira também as colunas anteriores. Basta Clicar Aqui.

Fica a dica ! Procure sua Nutricionista!

Sobre a Colunista:


Dra. Iana Melo


Nutricionista Especialista em Saúde Pública e Personal Diet
Nutricionista Clínica em Clínica Médica Dr. Timbó - Groairas - CE.
Nutricionista Clínica em Clínica Integrada de Atenção á Saúde ( CIAS) - Sobral - CE.
Gerente da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) - Assaí Atacadista - Sobral - CE.


Áreas de atuação : - Consultoria e Palestras em Nutrição- Personal Diet- Doenças Crônicas- Nutrição Esportiva.

Está coluna é um oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá